terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aprendendo Cidadania: CONCEITOS



Bom dia, ilustre visitante do nosso blog!

Como já dissemos em nossa apresentação, nosso blog tratará de dois temas relevantes: CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA e CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA. Queira ou não esses temas estão relacionados um ao outro, ou seja, a conscientização política faz parte da construção da cidadania. Sabemos que o cidadão é o principal agente nessa construção e foi para isso que criamos esse blog: para informar sobre seus direitos e o estimular para o exercício dos seus deveres.

Sendo assim, gostaríamos de começar, fazendo algumas definições básicas sobre o assunto:

 CONCEITOS

Cidadania é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres. Isso implica no efetivo exercício dos direitos civis, políticos e sócio-econômicos, bem como na participação e contribuição para o bem-estar da sociedade. A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva, significando a concretização dos direitos humanos.

Cidadão é todo aquele que participa, colabora e argumenta sobre as bases do direito, ou seja, é um agente atuante que exerce seus direitos e deveres. Ser cidadão implica em não se deixar oprimir nem subjugar, mas enfrentar o desafio para defender e implementar seus direitos.

Direitos Humanos são valores, princípios e normas que se referem ao respeito à vida e à dignidade. A expressão refere-se a organizações, grupos e pessoas que atuam na defesa desse ideário. Os direitos humanos estão consagrados em declarações, convenções e pactos internacionais, sendo a referência maior a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Constituição do Brasil se compromete no artigo 1º, à prevalência dos direitos humanos nas relações internacionais e, nos arts. 5º e seguintes, define os direitos e garantias fundamentais.

Democracia significa governo do povo, assegurado pelo gozo dos direitos de cidadania. Assim, quando há isonomia, ou seja, igualdade diante da lei, há democracia. A visão clássica de democracia é assentada nos princípios da participação coletiva e igualdade de todos, frente ao sistema de representação política e de igualdade perante a lei. O art. 1º da Constituição do Brasil afirma a democracia formalmente, definindo como seus fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e o pluralismo político.

É isso aí! Esse foi o nosso primeiro artigo "APRENDENDO CIDADANIA". Continue acessando nosso blog e comentando os artigos. Esse espaço é seu, é nosso!

Bibliografia: Cartilha de Cidadania. A Cidadania ao alcance de todos. Governo do Estado do Paraná. Coordenadoria dos Direitos da Cidadania - CODIC. 

Um comentário:

  1. Muito bom o texto.
    Bom ter um blog que explique esses conceitos.
    Conhecimento liberta (como já vi por aqui mesmo) e sem ele é como navegar sem bússola, como deixar ser levado pelo vento para um lugar qualquer... e um lugar qualquer quase nunca é um bom lugar.

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!