quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fatores que auxiliam na garantia dos seus Direitos



Bom dia, pessoal!

Hoje o Blog traz mais uma aula imperdível de CIDADANIA.

Conforme vimos, no artigo "CONHECENDO OS SEUS DIREITOS", temos que exercer o nosso papel de cidadão, exigindo a efetivação dos direitos conquistados. Mas, quais fatores podem nos auxiliar a garantir esses direitos?

Atente bem para o texto abaixo, pois é de EXTREMA IMPORTÂNCIA para o exercício da sua cidadania:


 Alguns fatores que auxiliam na garantia dos direitos humanos são:

Acesso ao conhecimento: quanto mais conhecimento o cidadão tiver a respeito de seu meio, do seu papel na sociedade em que vive e dos seus direitos enquanto pessoa, maior será o seu poder de luta por respeito aos seus direitos e mais convicto estará da necessidade de cumprimento de deveres.

Organização: a organização de pessoas, a partir da consciência dos seus direitos e obrigações, é um dos instrumentos que permite a elas participarem do poder, executando e exercitando sua cidadania.

Interesses comuns: movidas por interesses comuns as pessoas se agrupam e lutam por seus direitos. A união em torno desses interesses visualiza suas conquistas, permitindo a participação e a tomada de consciência que leva às decisões que influem não só sobre situações determinadas mas, na própria história.

Negociação, diálogo e debate: mediante esses instrumentos é possível a troca de idéias sem que a dignidade e os direitos de cada um sejam atingidos. São fundamentais para que a liberdade, a igualdade, a justiça e a paz sejam respeitadas.

Com a utilização dos instrumentos acima o exercício da democracia e da cidadania será garantido!

 Bibliografia: Cartilha de Cidadania. A Cidadania ao alcance de todos. Governo do Estado do Paraná. Coordenadoria dos Direitos da Cidadania - CODIC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!