terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cleuso Freitas, Secretário de Educação, concede entrevista

Olá, Pessoal!

A série de entrevistas continua. Dessa vez, o entrevistado é Cleuso, atual Secretário Municipal de Educação. O teor das perguntas praticamente é o mesmo, visando dar tratamento igual a todos.  

Segue a Entrevista:

* Quem é CLEUSO?
CLEUSO: José Cleuso de Freitas, casado a 25 (vinte e cinco) anos com a Senhora Silvânia Santos Carvalho Freitas, natural da cidade de Gararu/SE, filho do senhor José Freitas Melo e da senhora Marielza de Jesus Freitas Melo, residente e domiciliado na Praça José Inácio de Farias, 362, centro, nesta cidade, pai de 03 (três) filhos: Heltton David Carvalho Freitas, Luiz Rodolfo Carvalho Freitas e Letícia Carvalho Freitas.

Escolaridade

Estudei o 1º Grau (Ensino Fundamental Hoje) na Escola Estadual Monsenhor Rangel, o 2º Grau (Ensino Médio Hoje) na Escola Agrotécnica Federal de São Cristovâo e no Colégio Cenecista Professor José Augusto da Rocha Lima. O Terceiro Grau estudou na Universidade Federal de Sergipe, no Curso de Licenciatura Plena Em Educação Física e, Pós Graduação em Nutrição Humana e Saúde. Formado também em Gestor de Contrato e Convênio pela Universidade da Caixa Econômica Federal, que fui indicado pelo senhor Prefeito João Vieira de Aragão e decreto do então Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva. Fiz vários cursos, dentre um deles pelo IBAM/RJ - SICONV, que é uma ferramenta do Governo Federal para inserir as Emendas Parlamentares, Programações, pleitos ou projeto do Município. Etc..

Profissão

Funcionário Público Estadual, lotado na Secretaria de Estado da Educação/Diretoria Regional de Educação-DRE’07/Escola Estadual Monsenhor Rangel, desde 1986. Neste momento cedido até final de 2012 para a Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe.
Neste período trabalhei na Secretaria Municipal de Educação, no Departamento de Cultura, depois fui nomeado Secretário Municipal de Cultura Esporte Lazer e Turismo, porque na estrutura do Município não tinha a Secretário de Planejamento. Depois fui nomeado Secretário Municipal de Educação e logo em seguida voltei para Secretaria de Cultura ou Planejamento, que era o que eu fazia planejar, acompanhar os contratos, prestação de contas, convênios e captar recursos. Igualmente, informo também, que fui funcionário do Banco Nacional do Norte – BANORTE, por um período de 03 (três) anos, passando por Escriturário, Caixa, Gerente Administrativo. Trabalhei como professor na Companhia Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, Coordenador de Escola e Prefeitura Municipal de Gararu.


* Você sabe que uma das propostas do blog é discutir CIDADANIA E CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA. Como você vê o cidadão monte alegrense? Ele tem evoluído no exercício da cidadania?
CLEUSO: 
(a)    Quando fui convidado para fazer parte desta administração eu fui pesquisar buscar informações sobre a cidade e o seu povo.
Hoje eu tenho outro olhar, que as pessoas evoluíram, melhoraram, aumentou o padrão de vida, a auto-estima, a qualidade de vida, a criticidade, a luta e a exigência pelos seus direitos. Vemo-nos um administrador democrata respeitando os seus munícipes, dando espaço aos seus servidores, escutando, recebendo os sindicatos não só para discutir salários e isto é cidadania.

(b) Claro, quando a administração tem um olhar para educação, ele estar dando oportunidades para sermos cidadãos críticos, que busca seus direitos, esclarecidos e o melhor politizado. Eu lembro que no início da administração nos todos juntos com uma consultoria montamos o projeto para os quatros primeiros anos e, La estava à busca por uma Universidade para capacitar, qualificar o cidadão Monte Alegrense. Veio a UNIT para trazer um universo de informações, politizarem, conscientizar o nosso povo. Outro ponto importante foi o projeto da Internet, um espaço que as pessoas opinam, critica, discutem e dão grande exemplo de cidadania.

* Como você avalia a administração do Prefeito Aragão?
CLEUSO:  Eu avalio positivamente.

Dois principais pontos de início:

Recebeu o Hospital fechado e, no primeiro dia de sua administração colocou para funcionar 24 horas até os dias de hoje.
Foi feito o inventário das Escolas no inicio da administração e, não tinham o mínimo de estrutura para funcionar. Espaço físico dos prédios precários faltava copo, colher, prato, fogão, botijão, carteira, mesa e cadeira do professor, panelas e o pior a merenda escolar. Reformou os espaços físicos, comprou os materiais permanentes, de consumo e merenda escolar de qualidade para as mesmas.

Avaliar a administração de Aragão e muito fácil. Recebeu com vários meses de salários atrasados colocou em dias e passou a pagar o terço das férias, como também o décimo terceiro salário, coisa que não acontecia há muitos anos.

Outro ponto positivo foi devolver a dignidade ao povo Monte Alegrense, as pessoas ter a vontade viver em sua terra natal, a melhora e o crescimento assustador do comércio local, as ruas da cidade que estavam na terra ou na lama foram calçadas, reforma em vários prédios públicos, a duplicação e iluminação da avenida de entrada da cidade, o profissionalismo do Forro Alegre, a valorização do servidor público com o seu plano de carreira. Etc.


* Você participou dela, ocupando quais cargos e em que período?
CLEUSO: Estou desde o início com os seguintes cargos:

1. JANEIRO DE 2005 A ABRIL 2005: Diretor de Cultura;
2. ABRIL DE 2005 A JUNHO 2006: Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo;
3. JUNHO DE 2006 A DEZEMBRO DE 2006: Secretário Municipal de Educação
4. JANEIRO DE 2007 A MARÇO DE 2010: Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo;
5. ABRIL 2010 ATÉ HOJE: Secretário Municipal de Educação.

* O Prefeito Aragão é um administrador CENTRALIZADOR ou ele distribui cargos, dando LIBERDADE PARA O SECRETÁRIO TRABALHAR?
CLEUSO: O Prefeito Aragão e o maior exemplo de administrador que eu já tive na minha vida, descentralizador, dar liberdade para que possamos fazer o trabalho da nossa maneira e o melhor, quando ele percebe alguns equívocos nosso, chama para uma conversa amigável e discutimos para chegarmos ao melhor para nossa população. 

* Como você analisa o seu desempenho nos cargos de Secretário (desafios, conquistas)?
CLEUSO: Eu analiso positivamente também.

Na Secretaria Cultura, Esporte, Lazer e Turismo eu trabalhava com o planejamento e diretamente com o prefeito Aragão, em quase todas as ações do município eu estava presente. Profissionalizamos o Forro Alegre, procurei desenvolver alguns projetos e colocamos em prática, captamos vários recursos. Quando eu falo colocamos, captamos porque era sempre o Prefeito e a minha pessoa, sem o apoio dele não conseguíamos nada. Desta forma, foram vários, e com sucesso, quando ele passava a idéia nos transformava-nos em projeto e o resultado toda população Monte Alegrense conhece.

No primeiro momento na Educação nós substituímos por 06 (seis) meses o Secretário que estava com problemas de saúde e, um dos pontos positivos foi que estávamos em uma casa alugada, com a minha chegada agilizamos a mudança de endereço para um prédio público que não tinha ainda terminado a sua reforma, mas mesmo assim tinha melhores condições para a equipe fazer os trabalhos do dia a dia, que são muitos. O outro ponto positivo foi o único desfile cívico das escolas publica na atual administração que aconteceu quando eu estava na primeira passagem pela Secretaria em tela.

Nesta segunda passagem estamos substituindo um Secretário com mais tempo no cargo, que fez um grande trabalho na referida Secretaria. O primeiro passo foi negociar o piso nacional dos professores que não tinha sido aprovado. Sendo assim, abrimos a negociação e depois de três meses com um grande entendimento das partes SME/SINTESE, conseguimos pagar o piso dos profissionais com retroativo a Janeiro/2010. No inicio de 2011 tivemos mais uma vez que negociarmos com a categoria e viabilizarmos o pagamento do piso. Logo em seguida fomos provocados pelo Ministério Público para fazer o Censo Escolar, uma parceira do MPE/SEED/SME/SMS, foi uma luta mais conseguimos realizar o mesmo. Fui a Brasília/DF, mais precisamente ao MEC/FNDE apresentar os resultados e fomos contemplado com uma creche para 240 Crianças de 0 (zero) a 04 (quatro) anos, uma obra ossada em R$ 1.300.000,00, padrão Ministério da Educação.

Outro Momento nesta segunda passagem e questão da nucleação. O Ministério Público mais uma vez preocupado com a nossa Educação do nosso município sugeriu acabar com o multiseriado e passar para o seriado. O que isto: Multiseriado – é uma sala de aula com um Professor ensinando a alunos do pré-escolar, primeira série, segunda série, terceira série e quarta série, todos juntos na mesma sala (1º ao 5º ano). Seriado – é um Professor para cada série desta mencionada acima. Mas para que isso aconteça temos que juntar varias comunidades em uma pólo. Todo este trabalho foi coordenado por uma Comissão composta por pessoas de vários seguimentos da nossa sociedade e designada pelo Ministério Público. Nós entendemos que no inicio as pessoas não vão entender, mas no futuro a semente que foi plantada neste momento vai germinar e dar bons frutos no futuro para nossa educação. No ano de 2012 os projetos cadastrados no SIMEC devem ser conveniados e o sucesso da equipe que faz a Secretaria Municipal Educação vai aparecer com mais força e brilhar. Quando eu falo em equipe e porque eu não sou nada sem eles.


* O voto é um dos maiores instrumentos da democracia e um exercício da cidadania. Sendo assim, gostaríamos de entrar no aspecto ELEIÇÕES MUNICIPAIS. Então, ainda dentro do assunto “administração pública”, você vê o cargo de secretário municipal apenas como um cargo técnico ou político também?
CLEUSO: Eu vou mais longe, nos dias de hoje não só o Secretário, até o Prefeito ou Gestor como queiram falar tem que ser mais técnico do que político.

* Nessa perspectiva, você acha que um secretário municipal teria aptidão e potencial para ser um compor uma chapa majoritária (como prefeito ou vice)?
CLEUSO: Sem duvidas.

Existem vários Secretários nesta administração que seria ótimos gestores, não sabemos se a comunidade teria maturidade para ver desta maneira, mas o Prefeito Aragão teria que experimentar, ouve erros e muito mais acertos nesta gestão e, para dar continuidade ao projeto não precisava de investimentos financeiros e sim de conscientização para com a população, como foi na reeleição do administrador em tela.


*  Isso significa dizer que você sente-se preparado para concorrer a esse cargo ?
CLEUSO: Claro que sim, preparadíssimo.

* Queremos encerrar a entrevista, perguntando como você enxerga o panorama político municipal e quais suas perspectivas para a próxima eleição?
CLEUSO: O Quadro político que estar sendo desenhado não é muito favorável a Monte Alegre, as pessoas deveria não olhar só para seu umbigo e, fazer uma autocrítica sobre o seu conhecimento e perguntar a si próprio.

Para os senhores e senhoras terem uma idéia em outras administrações um Secretário teria tanta liberdade para responder estes questionamentos, que vai ser publico na hora que o entrevistador receber as respostas. Eu tenho certeza que Aragão vai receber com maior naturalidade, porque ele sabe que e a realidade. Não adianta ninguém chegar para ele e dizer você já leu o blog de Geraldo.

O Próximo Prefeito vai ter que fazer muito mais que Aragão, respeitar os servidores, aplicar o plano de carreira dos trabalhadores de todas as áreas, viajar para buscar captar recursos, construir projetos claros discutido com a comunidade, procurar os anseios do povo, gerar emprego e renda, aplicar corretamente as políticas publica, promover uma saúde de qualidade, trabalhar mais de perto com a juventude, capacitar os agricultores, ter um olhar diferenciado para o homem do campo, melhorar os índices na Educação, promover debates com os professores, chegar veemência na segurança, trabalhar forte com as associações, com o sindicato dos trabalhadores rurais, combater as drogas, administrar com transparência, sendo assim melhorar a qualidade de vidada do Monte Alegrenses.

Por fim, Estamos torcendo que as pessoas procurem o melhor para Monte Alegre, não o melhor para me ou minha família, mas para todos.

O que realmente eu desejo são votos para que as famílias tenham um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que o ano que se aproxima (2012), seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita PAZ. Afinal de contas, são nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações. Boas Festas e Feliz Ano Novo.

7 comentários:

  1. Felicitações ao Blog pelo espaço concedido aos Secretários Municipais. Parabéns também aos senhores Laércio e Cleuso pela desenvoltura nas respostas. Creio que muita gente passou a conhecê-los, inclusive os seus curriculos, que mostram o quanto são competentes e aptos para assumirem qualquer função pública aqui ou em qualquer município sergipano.

    Geraldo, pela sua história, formação e desempenho nas funções públicas que exerceu, os elogios acima valem pra você também. Acreditamos no seu potencial.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite leitores internauta. Venho aqui parabenizar esse secretario que faz juiz ao seu cargo: competente e transparente.. Bato palmas pra você Cleusa eu posso citar, e dá essas qualidades a você por q te conheço pessoalmente e seu que você merece esses adjetivos

    ResponderExcluir
  3. boa entrevista. divulgar o perfil das pessoas publicas é importante.

    ResponderExcluir
  4. Cleuso parabéns pela entrevista. Concordo plenamente com vc, o gestor tem ser mais técnico do que político. E os Secretários seriam a melhor opção para administrar o nosso município. Os mais cotados na minha opinião, Cleuso, Laercio, Djalmo e Geraldo.

    ResponderExcluir
  5. Cleuso parabéns pela sua entrevista dada ao site do Geraldo, na mesma se mostrou seguro com posições de atuação, pois sabendo quem é a sua pessoa, sua competência e o bem que você faz ao município enquanto secretário, só quem está próximo é que sabe os grandes projetos que tem corrido atrás para o desenvolvimento da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. CARO AMIGO GERALDO, VEJO QUE HOJE O PT MONTEALEGRENSE TEM UM NOME DE NOBREZA E TRADIÇÃO FAMILIAR PARA LANÇAR E CRIAR UMA NOVA OPÇÃO PARA O POVO. "PREFEITURA" NÃO É BEM DE HERANÇA NEM TÃO POUCO EMPRESA PARTÍCULAR, QUEM ADMINISTRA UM MUNICÍPIO, ADMINISTRA DESTINOS. VÁ EM FRENTE, NÃO DESANIME, FORÇA E CORAGEM TE ACOMPANHARÃO. QUANDO SE SENTIRES TRISTE DIGA: "SENHOR, TEU OCEANO É IMENSO E O MEU BARCO É PEQUENO, REME COMIGO.". UM ABRAÇO DE NILTON SANTANA E FAMILIA.

    ResponderExcluir
  7. Está aí um nome para o Aragão lapidar para a proxima eleição em Monte Alegre. Cleuso mostrou-se muito seguro em suas respostas e mostrou que tem curriculo e competencia para administrar esta cidade que vai regredir nestes proximos 4 anos.

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!