sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO CIDADÃO!

Estamos nos aproximando da passagem do ano. Parece-nos o momento oportuno pra refletirmos como foi o ano velho e como queremos o ano novo.  Enviamos mensagens e cartões, desejando que “o ano vindouro traga muitas alegrias, paz, sucesso, saúde, etc”, como se esses cumprimentos e congratulações atraísse sorte para nossa ou para a vida daquelas pessoas.

Mas, cá pra nós: pode o novo ano trazer algo pra gente? No meu ponto de vista, NÃO! Já vimos aqui que DISCURSO sem AÇÃO é ineficaz. Sendo assim, temos que agir para que algo aconteça. Temos que lembrar que somos nós quem tem o poder de transformar a realidade na qual vivemos. 

Então o que eu desejo para o meu e o seu próximo ano é:
* que você reavalie suas ações, omissões e tome uma nova atitude;
* que você se livre das atitudes e dos pensamentos negativistas;
* que sejamos mais sinceros conosco, para com as nossas convicções e ideais; 
* que pensemos antes de agir;
* que sejamos agentes ativos na construção da cidadania;
* que possamos tomar consciência de nossos direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres;
* que possamos participar, colaborar e argumentar sobre as bases do direito, não deixando ser oprimido nem subjugado, mas enfrentando o desafio de defender e implementar nossos direitos.
* que possamos lutar por uma sociedade mais justa e humana;
* que deixemos o orgulho, o preconceito, o EGOÍSMO e pensemos no COLETIVO, para construção de uma sociedade melhor.

Esses são apenas alguns dos nossos desejos. Mas que não sejam meros desejos – que os traduzamos em ações transformadoras. Que o nosso discurso seja transformado em atitudes. Isso acontecerá quando:
* buscarmos mais conhecimentos a respeito de meio em que vivemos, do nosso papel na sociedade e dos seus direitos enquanto pessoas; 
* nos organizarmos a partir da consciência dos seus direitos e obrigações;
* nos unirmos, agruparmos, movidos por interesses comuns, coletivos;
* usarmos os instrumentos “diálogo, debate e negociação” para que seja possível a troca de idéias, sem que a dignidade e os direitos de cada um sejam atingidos.

Que em 2012 possamos ter grandes vitória e conquistas! Vamos agir, pois quando agimos da forma correta, o exercício da democracia e da cidadania fica garantido!

2 comentários:

  1. Nobre amigo Geraldo, desejo a vc e familia um ano de saúde e paz. A partir da zero hora estarei depositando em sua conta de vida muita CONFIANÇA, ALEGRIAS,FORÇA PRA LUTAR, E MUITOS ABRAÇOS PRA SEREM DESTRIBUIDOS. caso necessites de um limite especial, falarei com o gerente JESUS CRISTO, para que ele na sua bondade conceda-lhe "OMBROS FORTES PARA QUE POSSAS CARREGAR A CRUZ".
    NILTON SANTANA E FAMILIA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo!

    Mais um ano se iniciou e não poderia deixar de desejar à você e sua família votos de muita paz, amor, saúde e alegria. Que este ano, também seja um ano de conquistas, que consiga realizar tudo que não foi possível em 2011 e que, acima de tudo, você continue sendo essa pessoa honesta, simples, de bom coração, sempre amigo e gentil com todos! Um grande abraço e que Deus continue iluminando os seus passos!

    Kelly Lustosa

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!