sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Monte Alegre realmente evoluiu!? (Parte 1)


Olá, Pessoal!

O blog continua recebendo a colaboração de amigos pensadores, que gentilmente tem redigido bons artigos no que diz respeito à cidadania e conscientização política. 

O articulista é o nosso amigo Elian Soares. Vale ressaltar, que além de contribuir com esse artigo, Elian criou a aparência e nos ajudou a estruturar esse blog. O artigo está dividido em duas partes e foi redigido, inicialmente, para o site Sou de Monte Alegre, administrado, com muita competência, pelo nosso amigo Ban. No entanto, o texto muito extenso para se publicar em um site/portal. Segundo ele, tem mais o perfil de uma postagem de blog. De qualquer forma, se o site Sou de Monte Alegre desejar publicá-lo, sinta-se à vontade.

Segue o texto:

Há alguns meses atrás, fui gentilmente convidado por Ban, administrador e articulista do site “Sou de Monte Alegre”, para fazer um artigo acerca da política monte alegrense. Rascunhei esse artigo e findei não terminando. Somente neste final de semana, quando estava mexendo em meu computador, o reencontrei e conclui. 

Não me considero um bom analista político, mas sempre gostei de participar de fóruns de discussão sobre cidadania e política. 

Sendo assim, não quero fazer uma análise dos pré-candidatos ou perspectivas eleitorais. Quero me limitar a fazer uma análise do comportamento do cidadão monte alegrense nesses últimos anos, de acordo com minhas observações.

MUDANÇAS

Monte Alegre tem vivido um importante período de mudanças nos últimos anos.  A cidade evoluiu em diversos aspectos. Vou citar apenas alguns que, na minha ótica, mudaram pra melhor:

a) Infraestrutura: construção e reforma de praças, avenidas, escolas, centro de saúde, centro de abastecimento, mercado municipal, etc.  
O que isso significou? Uma cidade mais bonita e valorização dos imóveis do município (que, aliás, estão com preços bem inflacionados).

b) Avanço na educação: a implantação de faculdades, na modalidade ensino à distância, em Monte Alegre e cidades vizinhas (pólos UFS) foi essencial para o aumento do nível cultural da população. Hoje temos centenas de pessoas graduadas e pós-graduadas.  
O que isso significa? Acesso ao conhecimento e formação de cidadãos com um olhar crítico aguçado. Um ponto que vale destacar é que muitos alunos que deixaram a escola há muitos anos, puderam retornar/dar continuidade aos seus estudos. Outro ponto positivo foi desnecessidade de deslocar-se para os grandes centros (Aracaju, Itabaiana, etc.), podendo estudar em casa, em horário oportuno.

c) Na Saúde: a reativação do Hospital, a recente construção da Clínica de Saúde da Família e a criação do SAMU foram ações de grande importância para o Município de Monte Alegre. Isso se comprova no elevado número de atendimentos efetuados anualmente. 
O que isso significa? Unidades de Saúde em funcionamento é independência do cidadão para com os políticos. Pra você ter uma idéia, há pouco tempo o cidadão precisava ir à porta do prefeito pedir um transporte pra encaminhá-lo a um centro de saúde (regional ou da capital) em casos simples de dor de barriga. E não me venham dizer que aqueles prefeitos conseguiram atender à todos pedidos. Claro que se você me questionar sobre a eficiência do atendimento de saúde, temos que confessar que ainda está muito distante do ideal, mas você vai ter que aceitar que isso é uma deficiência a nível nacional. Nem a presidenta da República tem respostas satisfatórias nessa área.

d) Movimentos Organizados: no município de Monte Alegre de Sergipe os movimentos organizados estão representados pelas Associações, Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MPA), Movimento dos Pequenos Agricultores, Sindicatos, Igrejas, Partidos Políticos, etc.
Gostaria de destacar o papel dos Sindicatos. Além do Sindicato dos trabalhadores rurais, os servidores públicos se organizaram e fundaram seus sindicatos: o SINTESE, representando os professores; o SINTEGRE, representando os demais servidores. Este último foi fundado há poucos anos - 2005.  Desde sua fundação, os servidores tiveram importantes conquistas como é o caso do Plano de Carreira, com o apoio do Poder Legislativo e Executivo. 
O que isso significa? Organização e união fazem a força, pois dependemos uns dos outros pra viver em sociedade e para conseguirmos nossos objetivos. 

e) Acesso digital: a internet pode ser considerada uma das maiores invenções de todos os tempos. Quem diria que teríamos, em tão pouco tempo, internet com preço popular? Hoje já é possível e são muitos os provedores que oferecem o serviço. Além de internet com preço acessível, algumas escolas públicas oferecem o serviço gratuito a alunos e pessoas da comunidade. 
O que isso significa? a internet é tão importante no dia-a-dia do indivíduo como é a energia elétrica. Compramos, estudamos, nos relacionamos, temos acesso à informação, produzimos notícias e uma infinidade de recursos (bons e maus, reconheçamos) – tudo com toda a maior comodidade possível.

f) Comércio: É visível o impulso que o comércio de Monte Alegre tomou nos últimos anos. Se você comparar o perfil do centro da cidade há sete anos com o de hoje, verá que as residências localizadas nas praças centrais estão dando lugar a casas comerciais.
O que isso significa? Quanto mais dinheiro circular no município, mais o comércio se expandirá.

Antes que alguém me acuse de estar puxando o saco de grupo A ou B, quero deixar claro que não é minha intenção entrar no mérito de quem foi que disponibilizou, captou ou aplicou os recursos – não é esse o objetivo deste artigo. O propósito do artigo é mostrar que estamos evoluindo e constatar que este É UM CAMINHO SEM VOLTA. É obvio que nem todos conseguem perceber essa evolução, pois o alcance da nossa visão está limitado à nossa formação (cultural, política, filosófica, etc.). Nossos conceitos e preconceitos afetam profundamente a nossa percepção da realidade.

Se você leu até aqui, leia a segunda parte do artigo - “DESAFIOS” PARA OS FUTUROS GESTORES. 

 
Leia a segunda parte deste texto, na postagem abaixo ou Clique AQUI

2 comentários:

  1. Valeu Elian muito bom o seu artigo.

    ResponderExcluir
  2. Nobre Elian,
    As tuas análises estão certas e só não percebe a evolução do município quem não quer, mas ainda temos problemas graves que devem ser sanados o mais breve possível, como: saneamento básico em algumas ruas, acesso dos alunos à escola, formação continuada para os professores, programas que estimulem os jovens a prática de esportes, moradia digna para os cidadãos, mais médicos etc.

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!