segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Secretário Laercio concede entrevista ao Blog

Olá, Pessoal!

Estamos inaugurando mais uma seção do blog: ENTREVISTA CIDADÃ. Nosso objetivo é entrevistar representantes dos mais diversos segmentos da sociedade dentro da perspectiva do blog.

Começaremos entrevistando um agente importante na configuração administrativa de uma cidade: o Secretário Municipal.

Geralmente, nos sites e blogs, os colunistas/jornalistas resumem o texto do entrevistado. Faremos o contrário: publicaremos a entrevista na íntegra, zelando para não causar distorção ou mal interpretação da fala do entrevistado.

Segue a entrevista:
* Quem é LAÉRCIO?
LAÉRCIO: José Laércio Ferreira Barreto, casado e pai de 02 filhos, nasceu no Povoado Lagoa do Roçado em Monte Alegre de Sergipe no ano de 1980, onde morou até os 05 anos de idade. Juntos com seus pais e irmãos mudaram-se para a cidade. De origem humilde, filho de Dona Nina Professora e José Raimundo - agricultor, começou a trabalhar nas feira livre de Monte Alegre deste dos 08 de idade.

Também começou cedo a estudar, aos 06 anos ingressou na pré-escolar no jardim de Infância, o ensino fundamental menor no Colégio José Inácio de Farias e concluindo o fundamental maior no Colégio 28 de Janeiro. E fez o magistério (antigo 2º grau) no Colégio Nossa Senhora da Glória. E está concluindo o curso de Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal de Sergipe - Campus de Itabaiana, faltando apenas uma disciplina.

Em 1998 e 1999 trabalhou como professor estagiário no Colégio José Inácio de Farias. Ainda em 1998 assumiu a coordenação municipal do Programa Alfabetização Solidária em parceria com Universidade Federal de Sergipe até o início de 2001.

Nos período de 2001 a 2003 lecionou como professor contrato na rede Municipal e Estadual de ensino.

No ano de 2004, através de concurso público, ingressou no magistério estadual como professor efetivo.

* Você sabe que uma das propostas do blog é discutir CIDADANIA E CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA. Como você vê o cidadão monte alegrense? Ele tem evoluído no exercício da cidadania?
LAÉRCIO: Nestes últimos 8 anos a população monte alegrense evoluiu muito. A maneira democrática que o prefeito Aragão administrou nossa cidade, respeitando as pessoas e sem perseguição politica, mostrou para os cidadãos que eles poderiam lutar por seus ideais. E isso o povo procurar mais informações, tornando-se esclarecidos e exigindo mais os seus direitos.

* Quais fatores você apontaria como causadores dessa evolução?
LAÉRCIO: O principal fator da evolução de nossa cidade foi à educação. O nível de escolaridade do nosso povo aumentou muito, principalmente com a expansão das universidades para o interior, a exemplo da Unit, que tem um polo em Monte Alegre, e o acesso aos meios de comunicação: rádio, internet, jornais e telejornais.

                E outro fator importante é a atual gestão de nosso município. Ela devolveu serviços básicos de grande utilidade para o nosso povo, como também a maneira de relacionamento com os munícipes e estes tem mais facilidade de participar e opinar sobre administração.

                E uma das coisas que falta para o nosso povo é torna-se independente da prefeitura, muita gente ainda ver na prefeitura o único meio de sobrevivência.

* Como você avalia a administração do Prefeito Aragão?
LAÉRCIO: O prefeito Aragão foi uma semente plantada por um povo que estava cansado de sofrimento, de funcionários mal remunerados e valorizados, de violência e atraso. E no primeiro ano de seu governo a população começou a provar dos frutos daquela semente.

                O salário dos funcionários regularizado e pago em dias devolveu ao povo a dignidade de viver. Quando digo povo, não só me refiro aos funcionários mais também a suas famílias que sofreram juntos nos vários meses sem salários. Como também o plano de carreiras dos servidores.

                A grande quantidade de obras sendo executadas, a exemplo de várias ruas caldadas, a quadra de esporte sendo entregue a população, proporcionando mais um espaço de recreação e diversão.

                A administração de Aragão mudou Monte Alegre e ele também depositou em cada monte alegrense a semente do desenvolvimento, de pensar no futuro e de sempre fazer mais e melhor. Até a sua conduta viver na paz e tranquilidade fez com que nosso povo ficasse assim também. A exemplo do forró alegre, que em anos anteriores a sua administração, era marcado por brigas e confusões e neste últimos anos vem sedo festejado com muita paz e alegria.

                Posso dizer que desenvolvimento (obras), respeito e valorização aos funcionários foram o pilar da administração de Aragão. Ou seja, a administração de Aragão está sendo ótima.

* Você participou dela (administração), ocupando quais cargos e em que período?
LAÉRCIO: Deste do primeiro mandato estou da administração do prefeito Aragão participei dos seguintes cargos:

                I- De janeiro de 2005 a dezembro de 2006 participei como assessor especial.
                II- De janeiro de 2007 a março de 2010 participei como Secretário Municipal de Educação.
                III- De abril de 2010 até os dias atuais estou participando como Secretário municipal de Cultura.
                Observação: No período em que estava sendo Secretário Municipal de Educação fui eleito Conselheiro Titular da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, atuando em todo território nacional.

* O Prefeito Aragão é um administrador CENTRALIZADOR ou ele distribui cargos, dando LIBERDADE PARA O SECRETÁRIO TRABALHAR?
LAÉRCIO: Um dos maiores méritos do prefeito Aragão na sua administração foi a liberdade que concedeu aos seus secretários para trabalharem. Essa liberdade era tanta que incomodava a alguns colegas, este pararam no tempo.

                Nunca antes na história de Monte Alegre um secretário teve a liberdade de viajar até Brasília a fim de resolver problemas da administração. E graças a essas viagem viabilizamos a liberação de muitos recursos para educação.

* Como você analisa o seu desempenho nos cargos de Secretário?
LAÉRCIO: Como secretário de Municipal de Educação tínhamos um grande desafio que era melhorar a educação de Monte Alegre, tanto na área pedagógica quanto na administrativa.
Na área pedagógica não conseguimos sensibilizar os professores para que juntos pudéssemos fazer algo diferente pela educação de nosso município.

E nesse período apesar dos grandes investimentos feitos nas escolas os índices não mudaram muito. Mas deve-se ressaltar que resultado na área de educação é para médio e longo prazo. Por exemplo: para uma criança que estava cursando a 4ª série numa turma multi-seriada, esses investimentos não vai mudar as deficiências que passou nas séries anteriores, é necessário tempo para mudar essa realidade.

Já na área administrativa tivemos melhor desempenho. Melhoramos a estrutura física de várias escolas através de reforma como, por exemplo: A escola do povoado Lagoa do Farias, Santo Antônio (Taxa), Jardim de Infância e a construção de uma escola com 06 salas de aula no povoado Maravilha no valor de 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) pelo Programa Educação do Campo. E ainda, por esse mesmo programa deixe o projeto aprovado e pronto no valor aproximado de 925.000,00 (novecentos e vinte e cinco mil reais) para ser conveniado com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE de mais 02 escolas, sendo uma com 02 salas de aulas no Assentamento Josenilton Alves e outra com 4 salas de aulas no Assentamento União do Conselheiro.

No transporte escolar, além de firmar parceria como governo estadual para melhorar o transporte, conseguimos através do programa Caminho da Escola 03 ônibus zero quilometro.
Também através do Programa Pro-info conseguimos 15 laboratórios de informática para as escolas da zona rural. E informatizar a Secretaria de Educação.

Em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Agricultura conseguimos através da CONAB melhorar a alimentação escolar.

Fizemos descentralização do Programa Dinheiro Direto na Escolar - PDDE da prefeitura para 08 escolas da zona rural.

* O voto é um dos maiores instrumentos da democracia e um exercício da cidadania. Sendo assim, gostaríamos de entrar no aspecto ELEIÇÕES MUNICIPAIS. Então, ainda dentro do assunto administração pública, você vê o cargo de secretário municipal apenas como um cargo técnico ou político também?
LAÉRCIO: Todo cargo em qualquer esfera administrativa tem que ser técnico, o ocupante tem que ter o mínimo de conhecimento da área em que vai trabalhar.

                Mas, devemos lembrar que esses cargos são oriundos de politicas partidárias. Então o administrador tem que tentar encontrar uma pessoa com esses dois perfis, tanto técnico como politico.

*Nessa perspectiva, você acha que um secretário municipal teria aptidão e potencial para ser um compor uma chapa majoritária (como prefeito ou vice)?
LAÉRCIO: Certamente além do prefeito quem mais conhece das necessidades de uma cidade são os secretários municipais. Além de estarem participando da administração, vivenciando de perto os problemas da população também tem todo conhecimento burocrático da administração pública.

                E esse conhecimento deixa os secretários municipais com todas as aptidões necessárias para ser o sucessor natural do prefeito na chapa majoritária.

* Queremos encerrar a entrevista, perguntando como você enxerga o panorama polítco municipal e quais suas perspectivas para a próxima eleição?
LAÉRCIO: Deste da última eleição que algumas pessoas de Monte Alegre vêm discutindo as eleições do ano de 2012 e algo me preocupava, pois os nomes que se comentavam para suceder Aragão eram apenas de pessoas que tinha poder financeiro ou influência politica, não estavam escolhendo por ideais ou projetos.

                Lembro-me que quando Zé de Dé no ano 2000 perdeu a eleição as pessoas já mencionavam que o nosso próximo prefeito seria Aragão, e elas falavam porque conheciam Aragão e sabia da capacidade de administrar. Ou seja, o candidato foi escolhido pelo povo de forma natural, sem acordo políticos, loteamento e divisão da prefeitura.

                E da maneira como Aragão administrou Monte Alegre o próximo prefeito tem que ter projetos claros. Entenda-se por projetos claros aqueles que têm condições de serem realizados e que sejam realmente prioridade e de utilidade para o nosso povo. E criar meios para geração de empregos, dar oportunidade para os jovens e com isso combater a influência das drogas.

                O próximo prefeito de nossa cidade precisa administrar com transparência, ter ideais democráticos, respeitar a população e valorizar os funcionários.

                E estou torcendo para que o nosso futuro prefeito possa da continuidade ao trabalho brilhante de Aragão e que Monte Alegre continue crescendo.

6 comentários:

  1. Laercio parabéns pela bela entrevista no blog. Quero deixar um abraço e dizer que admiro vc como cidadão e pelo profissional exemplar que vc é.

    ResponderExcluir
  2. laérte você é um ótimo Secretario, está de parabens pelo seu belo trabalho é por essa entrevista.. seu que vc também é um pessoa culta que vaí aderir esse projeto que o PT é nosso amigo Geraldo vem construindo se não aderiu ainda seu que vc é inteligente e sabe que o melho pra nosso municipio é Geraldo
    abraço

    ResponderExcluir
  3. parabens laértevc mostro que tem pessonalida e transparencia gostei muito da sua entrevista um Realidade que poucos sabiam.. agora sei que vc temn um bom senso.. e sei também que vc vai está com Geraldo nessa jornada

    ResponderExcluir
  4. Laércio,
    Parabéns pela intrevista ao blog, realmente voçê vem contribuindo bastante para o crescimento e desenvolvimento de Monte Alegre, como parte da atual administração. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Laercio pela bela entrevista e além de tudo pela sua atuação enquanto secretária da atual administração, sei da sua competência e da sua representação nessa administração e tudo o que você colocou faz parte do processo de mudança que vem passando monte Alegre e que tem muito ainda a avançar.
    Sucesso!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!