sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estão Comprando cabos e sargentos eleitorais
Ventila-se na imprensa, nos bares e nas esquinas das ruas de nossa cidade de Monte Alegre de Sergipe, que têm alguns pré- candidatos a prefeito comprando cabos e sargentos eleitorais pela soma vultosa de reais$.
Se isso é verdade, eles já  estão infringindo o art. 299 do Código Eleitoral, “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto, e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”, será punido com pena de reclusão de quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.
O art.41-A da Lei das Eleições (9.504/97) também prevê a cassação do registro ou do diploma do candidato que “doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição”.
Além de legitimar o processo eleitoral com o exercício soberano do voto, o eleitor também pode e deve atuar como fiscal da democracia. De acordo com o art.356 do Código Eleitoral, “todo cidadão que tiver conhecimento de infração penal deste Código deverá comunicá-lo ao Juiz Eleitoral da Zona onde a mesma se verificou.

Portanto, nobre Eleitor fique atento, denuncie a Justiça Eleitoral, pelo motivo que esses pré-canditados maculam a democracia.

4 comentários:

  1. VOTO DE CURRAL!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O VOTO DE CURRAL é um sistema de poder político onde as eleições são controladas ou manipuladas por quem detém o poder econômico. O Voto de Curral tem sua origem no Império, quando os comandantes da Guarda Nacional, os chamados coronéis, grandes proprietários de terra, decidem em quem a população local deve votar. O "coronel" de cada região arranja empregos e distribui os mais variados benefícios à sua clientela. Os protegidos do "coronel" lhe devem fidelidade, principalmente política, manifestada no momento das eleições. será que a força dos coronéis é base de sustentação política até hoje?
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. O voto de cabresto
    O voto de cabresto não deveria mais existir, uma vez que esse tipo de prática política acontecia no período do coronelismo no Brasil. O coronel grande proprietário de terras, fazia o controle do poder político através do abuso da autoridade, da compra de voto e da pressão financeira e psicológica. O coronel garantia para o candidato que o apoiava, uma quantia específica de votos e para isso utilizava de todos os meios para conseguir seus objetivos pessoais. Atualmente, não é possível utilizar a mesma tática, no entanto, usam outras praticas que lembram muito a prática do coronel, comprando o voto e anotando a zona e a seção onde as pessoas votam, para depois conferir se houve mesmo o número de votos que se esperava; porém não é possível agir como os coronéis, pois na hora do voto é você e a urna, o voto é seu. Fique atento nas atitudes dos “Coronéis da modernidade”, mostre a eles que você pensa.
    O Voto é seu, você decide, use essa arma em beneficio da sua cidade e do seu bairro, do seu povoado, da sua comunidade e não apenas em benefício próprio! Volte seu olhar para o todo, faça o que a maioria dos candidatos e dos políticos não sabe fazer, olhar para o todo, agindo com cidadania
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR É A SEGUINTE: SE QUEM TA COMPRANDO,COOPTANDO ESSA OU AQUELA LIDERANÇA, CASO SEJA ELEITO, IRA SEM DÚVIDA ALGUMA ATRASAR PAGAMENTOS DE FUNCIONÁRIOS, A SAÚDE FICARA UM "DEUS NOS ACUDA", SANEAMENTO BÁSICO E ESGOTUS A CEU ABERTO. ALEM DISSO, AS VERBAS DA "VIUVA" SERA CANALIZADA PARA SECRETÁRIAS ONDE OS NOMEADOS SERA PESSÕAS DA FAMÍLIA. LEMBRE-SE GERALDO QUE "DAVI DERROTOU GOLIAS" COM UMA "PEDRINHA". UM FORTE ABRAÇO, DE NILTON SANTANA E FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  4. CARO AMIGO GERALDO, TE ADMIRO MUITO SÓ QUE TODOS SABEM QUE VC É IRMAO DE MARQUINHOS DO POSTO, QUE É GENRRO DE NENA DE LUCIANO O HOMEM QUE TA COMPRANDO TUDO E TODOS, NINGUÉM SABE SE PAGA OU VAI FAZER IGUAL AOS TALÕES DE ENERGIA DO POVO QUANDO FOI CANDIDATO A VEREADOR. ENTAO O JA CIRCULA QUE VC ESTA SENDO O PRÓXIMO A SE VENDER, EU NAO QUERO ACREDITAR POIS TENHO PLENA CERTEZA COMO DISSE O AMIGO NILTON SANTANA QUE DAVI DERROTOU GOLIAS COM UMA PEDRINHA, E ESSE LUCIANO É UM GOLIAS COM MUITA CEDE E ESSA CEDE DELE QUEM VAI PAGAR SOMOS NOS COM UMA ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS ATRASADOS COMO NO PASSADO OLHE COM QUEM ELE SE JUNTOU GENINHO DE ZÉ DE DÉ O CARA QUE DETONOU A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, QUANDO SEU PAI FOI PREFEITO.

    TRADUZINDO ESSE GRUPO TEM CARTAS NAS MANGAS PRA SUCATEAR O MUNICÍPIO !!!

    JOELMA DA SILVA

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!