terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O que significa e/ou o que é Política?

A Política é a atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, Política é Grega: ta politika, significa polis. Por sua vez, Polis é a "Cidade" que vale salientar, não como conjunto de edifícios, ruas e praças e sim como espaço cívico, isto é, entendida como comunidade organizada, formada por cidadãos (politikos), ou seja, por homens e mulheres livres e iguais nascidos em seu território, portadores de dois direitos essenciais e inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (a igualdade no direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a cidade deve ou não deve realizar).
A política é, portanto a arte de governar de gerir os destinos da cidade. É todo trabalho em favor da comunidade. Tudo que a gente fala, faz ou deixa de fazer, ajuda ou atrapalha a comunidade. Proferir que os gregos e romanos inventaram a política não significa que, antes deles, não existiam o poder e a autoridade, mas que inventaram o poder e a autoridade de políticos propriamente ditos, disso não tenha dúvida.
Para o filósofo grego Platão (428-347 a.C.), as decisões políticas não podem ser da alçada de qualquer um, pois só as pessoas preparadas devem se ocupar delas. Enquanto para o outro filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), este afirmava que o homem é por natureza um ser social, ou seja, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes. Para ele, a política é uma continuidade da ética, isto é, a ética é entendida como uma parte da política. A ética se dirige ao bem individual, a política se dirige ao bem comum.
Em tempo de eleições é muito comum ouvir frases desse tipo: Não dou palpite porque não entendo nada de política. Nem quero entender... Acho que o fato de um candidato pertencer a um ou outro partido não faz a menor diferença; o que vale é a pessoa escolhida. Não tenho gosto em votar. Os políticos sempre dizem as mesmas coisas. Prometem e não cumprem. Querem é se arranjar na vida, isso sim! Qual é a função do vereador ou do deputado? Não sei... Escolhi este candidato porque lhe devo alguns favores pessoais. Além disso, ele me prometeu colocar minha irmã no serviço público.
Como se desenvolve a Política?
No contexto capitalista subdesenvolvido, esse questionamento se torna para nós um desafio diário e a priori tão importante quanto contraditório diante da realidade pela qual estamos vivendo e lutando para sobrepujar as desigualdades sociais que se prolonga na história. O compromisso por uma sociedade igual geralmente advém do grupo dominante para mitigar os dominados. Por isso seu alcance é limitado, aquém de não ultrapassar a lógica do sistema. Todavia, quero ressaltar que não obstante os obstáculos e a utopia presente em todos os níveis da caminhada não deve ser motivo de desânimo e/ou achar que não vale a pena o nosso empenho por uma comunidade melhor.
Pelo contrário, vamos unir os nossos dons e/ou talentos para juntos e, na medida do possível sabermos programar iniciativas mais eficazes e estruturais, como educação, saúde, desporto, lazer, habitação, cidadania, ciência e tecnologia, que pode acrescentar perceptivelmente a oportunidade de algum redirecionamento e assim alimentar a esperança e prosperidade mediante potencialidades de superação. É essa a exigência fundamental do mundo globalizado e de um sistema produtivo que tem como aliado inseparável o capitalismo.
Talvez, tudo isso não seja somente uma vontade e/ou um sonho acalentado por cada um de nós, mas, sobretudo o desejo pleno de transformar esse sonho coletivo uma realidade.  Ter um mundo melhor!
"É preciso que o melhor governo seja aquele que possua uma constituição tal que todo cidadão possa ser virtuoso e viver feliz." Aristóteles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!