quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

POLÍTICA ou politiqueiro


Estamos vivendo um tempo que precedem as eleições, devemos estar atentos que política é uma ciência. Na verdade, é a arte de se proporcionar o bem-estar a todos os cidadãos, de bem governar os povos. Assim, podemos afirmar que o político quando eleito tem em suas mãos o poder, outorgado pelo povo através do voto nas urnas para ser usado em prol desse mesmo povo, visando o bem-estar social e econômico. Daí surge nossa responsabilidade diante do próximo pleito. Saibamos distinguir entre os candidatos quem é quem, pois somente assim é que poderemos decidir entre políticos e politiqueiros. Vejamos como se classifica cada um.
 Político: O politico é aquele que tem a plena consciência de que eleito sendo, será servo do povo, para satisfazer os anseios de seu povo. Sendo assim, o político é partidário da democracia. O político sempre irá procurar cumprir a legislação vigente, o politico não se troca por barganha, pois o mesmo tem uma única personalidade, ele trata da coisa publica como se fosse uma extensão de seu patrimônio, o politico não é aquele que concerta um cano para beneficio próprio ou resolver um problema parcialmente, mas sim é aquele que constrói um reservatório para o bem comum de todo povo. O politico é aquele que visa o futuro das gerações vindouras, tem visão de águia, ver a distancia, mesmo estando nas alturas consegue enxergar tudo o que está embaixo. O politico faz politica. O politico como um bom funcionário trabalha com modéstia, reconhece seus limites, tem fundamentos e princípios.  “Para Aristóteles, o politico o que mais quer é produzir certo caráter moral nos seus concidadãos, particularmente uma disposição para a virtude e a prática de ações virtuosas”.
Politiqueiro: o politiqueiro entende que é o dono do poder e, age demagogicamente de maneira equivocada, impõem suas vontades pessoais usa de parcialidade e esquece a comunidade. O politiqueiro não tem noção do que significa “coisa pública”, sendo que por diversas vezes, destrói o patrimônio publico. O politiqueiro é um homem de várias personalidades, sendo que escolhe qual delas vai usar para se livrar dessa ou daquela situação se omitindo de suas responsabilidades. O politiqueiro irá tripudiar sobre a legislação, isso é, extingui-la, modifica-la, manipula-la. O politiqueiro tem visão de porco, só ver aquilo que está à frente de seu focinho. O politiqueiro é aquele arrogante o verdadeiro pseudo-populista, é traidor, mentiroso, sustenta-se nas intrigas e das falsas palavras. O politiqueiro faz politicagem, não tem fundamentos nem principio algum.
Rinaldo Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!