quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Hoje é o Dia Mundial da ÁGUA, e nós de Monte Alegre de Sergipe como estamos tratando a nossa água?
Segundo a ONU no ano de 2025 em cada três pessoas no mundo só uma é que vai ter acesso a água. Nós de Monte Alegre de Sergipe já podemos pressentir esta situação, é só dar um passeio pelo nosso município e ver as dificuldades das pessoas da zona rural para conseguir água, não é fácil.
Segundo a DEAGRO o nosso município tem um índice pluviométrico(chuva) anual de aproximadamente 700 mm³ que é um índice muito bom, o que se precisa é um instrumento de armazenamento de água. Sabe-se que a ASA tem construído muitas cisternas em nosso município, isso tem ajudado a população rural.
Antonio Ramos da Lagoa da Entrada informou que foram construídas aproximadamente 640 cisterna de 16.000 litros cada uma para o consumo humano e 40 cisterna de 52.000 litros para o consumo da agricultura familiar em nosso município.
Ainda existe um déficit grande de armazenamento de água, precisa-se urgentemente de políticas públicas que trate com bastante cuidado dessa demanda.
É importante refletir sobre o tratamento que estamos dando a nossa Água. Veja o que diz este texto a seguir sobre a importância da Água.
“Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.
É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
O planeta Terra é constituído de, aproximadamente, um bilhão e trezentos e setenta milhões (1.370.000.000) de Km³ de água, distribuídos em 2/3 de sua superfície, com esse considerável volume, o nosso planeta poderia ser chamado de Planeta Água!
Desse volume total, 96,8%, compõem as águas dos mares e oceanos: portanto são constituídos de águas salgadas, não adequadas ao consumo humano.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3,2% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra.
Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.
Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água”.
Fonte: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=22693&action=reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!