segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aniversário de Monte Alegre de Sergipe.


Domingo, 25 de novembro, foi o dia do aniversário de nosso querido Município. Isso significa que, há 59 anos Monte Alegre de Sergipe torna-se independente de Nossa Senhora da Glória. No inicio do ano de 1953 nossos ancestrais estavam todos ansiosos por esse dia tão memorável, foi uma grande conquista. E agora meus amigos e irmãos, o que mudou nesses quase sessenta anos?
Pelo que aconteceu no domingo, dia de seu aniversário,  já podemos sentir como anda o desenvolvimento do nosso município, não podemos negar que algumas pessoas enriqueceram mas a desigualdade social é preocupante. Em 2010, 11,7% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental. A taxa de conclusão, entre jovens de 15 a 17 anos, era de 6,3%. Caso queiramos que em futuro próximo não haja mais analfabetos, é preciso garantir que todos os jovens cursem o ensino fundamental. (IBGE censo 2010).
Este município está na 5.075.ª posição, entre os 5.565 do Brasil, quando avaliados os alunos da 4.ª série , e na 4.975.ª, no caso dos alunos da 8.ª série. O déficit  Educacional é de aproximadamente 3.400 alunos fora da sala de aula  (Ministério da Educação – IDEB).
Diante de tudo isso tivemos um domingo melancólico, nada houve, nenhuma homenagem a esse dia tão especial, foi mais um dia. Estamos ai as vésperas de uma nova Gestão que podemos dizer antiga, haja vista que o  Prefeito eleito já a exerceu  na década de 90(1992-1996), já sabemos o seu estilo hobbesiano¹. Sonhamos que no ano de 2013 o  nosso querido município seja ovacionado pela sua beleza, pela sua hospitalidade os seus sexagenário como merece.  

1 - Thomas Hobbes 1588-1679 foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).
“Ele atribuiu ao Estado poder absoluto de controlar os membros da sociedade, os quais lhe entregariam sua liberdade e se tornariam voluntariamente seus ‘súditos’...”


                 


Um comentário:

  1. Realmente é vergonhoso ver que a cidade comemorou mais um ano e ainda não foi verdadeiramente "emancipada". Mas a esperança é a ultima que morre então quem sabe num futuro proximo as pessoas comecem a refletir sobre o que é de real importancia para o municipio e não só para si mesmas.

    ResponderExcluir

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!