sábado, 29 de março de 2014

O RIO SÃO FRANCISCO CLAMA POR SOCORRO!



Hoje, 29 de março de 2014, sábado, dia de feira em Monte  Alegre de Sergipe, que por sinal é muito barulhenta, com bastante quantidade de bancas de CD e DV piratas, Mas isso não é o que me leva a escrever este texto, o que me deixou muito triste e constrangido foi o que aconteceu e vem acontecendo com o nosso Rio São Francisco. Está assustador, pois é a principal fonte de água doce da região Nordeste do Brasil.
O Velho Chico com é conhecido aqui no Sertão é abastecido em toda sua extensão, de 2.800 quilômetros, por 168 afluentes, sendo 90 na margem direita do rio e 78 na margem esquerda
Nós aqui do alto Sertão sergipano somos agraciado pelas suas águas cristalina descendo em nossas torneiras em abundância, tornando nossas vidas confortáveis, principalmente em nossa cidade,  enquanto uma  parte população mundial que não tem esse privilégio, cerca de 1,4 bilhões de pessoas não tem  água insuficiente, ou seja,  uma em cada quatro pessoa no mundo não tem acesso a esse liquido precioso para vida, a água potável. (fonte http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/03/blogs/leonardo_boff/164012-dia-internacional-da-gua--gua-fonte-de-vida-ou-de-lucro.html e http://www.projetohydros.com/projeto/desafios).
Sabendo que tem pessoas lutando pela a água, nós com tanta abundância de água desperdiçamos cerca de 46%. O mais agravante estamos matando rios e riachos que formam as bacias e micro bacias  do Rio São Francisco destruindo as matas ciliares.
“...Mata ciliar é toda vegetação localizada às margens dos rios e córregos. Assim como os cílios protegem os olhos, a mata serve de proteção aos rios, retendo as impurezas e preservando a integridade dos mananciais. Essa vegetação garante que não haja erosão das margens dos córregos e rios, evitando o assoreamento e a diminuição do volume das águas. Assim como outras áreas verdes, a mata ciliar também pode funcionar como um corredor ecológico, que interliga fragmentos florestais e facilita o deslocamento de espécies animais.Ao longo do tempo, as matas ciliares vêm sofrendo forte degradação, através dos processos de urbanização, construção de estradas e implantação de culturas agrícolas e pastagens de modo insustentável. Para minimizar este problema, o Programa Rio Rural realiza ações de educação ambiental e conscientização dos produtores de microbacias hidrográficas, levando informações e valorizando a mata ciliar em suas propriedades...” FONTE ( http://www.microbacias.rj.gov.br/mata_ciliar.jsp )
Temos diversas cidades abastecidas pelo Rio São Francisco, tanto energeticamente como por água potável descendo pelas torneiras, sem contar as lavouras irrigadas. Não se percebe nenhuma politica pública de proteção aos mananciais que abatessem esse Rio, aqui bem próximo a  Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora da Glória, dos 168 rios,  temos o Rio Capivara,  Rio do Cachorro, o Rio Jacaré, o Rio do Braz, e diversos outros rios, todos afluentes do Rio São Francisco que já viraram riachos totalmente poluídos e secos, as matas ciliares deste pequenos rios já foram completamente destruídas.
O Rio São Francisco está perdendo a paços largos sua fonte maior de abastecimento, o Velho Chico definhando rápido por demais. Pelo que se vê não vai muito tempo estaremos nós também sem água potável como a grande maioria da população mundial. Temos que realizarmos ações concretas e cotidianas urgente para preservar o nosso Rio São Francisco.   João Alves Filho, Prefeito de Aracaju – SE, vem alertando a todos, “...que não se pode dizer com exatidão quando o nosso tão conhecido rio da integração nacional se extinguirá. Mas a morte dele já é certa, caso não haja a revitalização do rio...”(Fonte: http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=6432 )
 Walfran, Professor de Geografia desta municipalidade, iniciou timidamente a revitalização da mata ciliar de alguns Rios, mas logo esmoreceu diante de tantas dificuldades, ora pelo poder público, ora pelos donos das propriedades ribeirinha, que por ser dono da área próxima ao Rio, dificulta com veemência a revitalização, talvez pela falta de conhecimento ou porque é muito mais vantajoso a curto prazo para eles a pastagem para os animais de grande porte.
Diante de tudo isso, vamos juntarmos e salvar o nosso RIO SÃO FRANCISCO que tanto conforto que nos proporciona.... Vamos fazer alguma coisa urgente pelo amor de DEUS...
Como diz Leonardo Boff “á agua é  um bem natural, vital e insubstituível”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, meu nobre visitante!

Sinta-se à vontade para opinar, sugerir, criticar as postagens aqui publicadas. Esse é um espaço para debatermos Cidadania e Conscientização Política. Quero, porém, alertar que, apesar de zelarmos pela liberdade de expressão, não publicaremos comentários ofensivos.

Obrigado pelo seu comentário!